top of page

FIV - Passo a Passo: 1- Estimulação Ovariana

Conheça o tratamento Passo a Passo:

1 - Estimulação ovariana

2 - Coleta de óvulos e espermatozóides

3 - Manipulação dos gametas: FIV/ICSI

4 - Transferência dos embriões

5 - Suporte e acompanhamento da gestação inicial

1 – Estimulação Ovariana

Esta é a primeira etapa do tratamento. Realiza-se a estimulação dos ovários com medicações hormonais com o objetivo de produzir o maior número de óvulos possível. Quanto maior o número de óvulos, maior será o número de embriões formados e maior será a chance de formar mais embriões de boa qualidade, aumentando as chances de gravidez. Existem diversas maneiras de estimular os ovários (protocolos de estimulação). Aqui na clínica procuramos usar as medicações mais puras do mercado, já que são estas que formarão os óvulos de melhor qualidade. A grande maioria dos casos da clínica segue uma mesma linha de estimulação ovariana.

A estimulação ovariana pode ser dividida em duas fases: a fase inicial ou de bloqueio, e a fase de estimulação.

Fase de bloqueio: a paciente usará uma medicação que tem como objetivo bloquear o seu ciclo menstrual natural, por isso o tratamento poderá começar em qualquer fase do ciclo menstrual. O bloqueio é necessário para termos um controle total do ciclo de tratamento, além de fazer com que todos os folículos (estruturas do ovário onde estão os óvulos) cresçam juntos, evitando a ovulação antes da hora.

Fase de estimulação:

Nesta fase, a paciente usará uma medicação (gonadotrofinas) que vai agir diretamente nos ovários, promovendo o crescimento dos folículos e consequentemente a formação do óvulos, até chegarem no ponto de maturidade ideal para serem aspirados. Em um certo momento desta fase, a paciente deverá fazer controles diários, ou em dias alternados, com ultra-sonografia e dosagens hormonais (estradiol e progesterona) aqui na clínica, pois com isso saberemos exatamente o melhor momento para marcar a aspiração dos óvulos.

Estimulação ovariana mostrando muitos folículos ovarianos (boa resposta às medicações)

Ultra-som mostrando três folículos com diâmetro médio com mais

de 18mm (linhas amarelas)

A avaliação do desenvolvimento folicular é feita pela medição do diâmetro médio do folículo por meio do ultra-som transvaginal. Quando pelo menos dois folículos atingem um diâmetro de > 18-20 mm administra-se uma nova medicação, com hora marcada, chamada hCG (gonadotrofina coriônica humana) para 35 horas após realizar a coleta dos óvulos.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page