O que é Infertilidade ?
- doutorvicente
- 25 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
O que é Infertilidade, afinal?
INFERTILIDADE NÃO É MERAMENTE UMA INCONVINIÊNCIA.
INFERTILIDADE NÃO É APENAS UM PROBLEMA DA MULHER.
INFERTILIDADE NÃO É INEVITÁVEL.

Infertilidade é um distúrbio ou condição do sistema reprodutivo masculino ou feminino que reduz a capacidade de ter filhos. Um casal é considerado infértil quando não consegue conceber num período de 12 a 18 meses, sem uso de métodos anticoncepcionais, mantendo relações sexuais freqüentes. Nos EUA, considera-se infértil o casal que não engravida após um ano de relacionamento sexual sem contraceptivos.
Vale ressaltar ainda, que se o casal já tem diagnosticado algum fator agravante da infertilidade, muitas vezes o ideal será não esperar todo esse período para procurar um especialista em Reprodução Humana.
As estatísticas mostram que 20% dos casais em idade fértil experimentam dificuldades para gerar filhos. Pelo menos metade desse contingente precisará recorrer a tratamentos com técnicas mais avançadas, como a fertilização in vitro.
A chance de um casal conceber por meios naturais, mantendo relações sexuais no dia fértil da mulher, é de 20% ao mês. Com a reprodução assistida, a taxa de nascimentos pode chegar a 50% por tentativa em mulheres de até 35 anos.
Ao contrário do que se acreditava no passado, infertilidade não é um problema exclusivo da mulher. Aproximadamente 30% das causas estão relacionadas com fatores femininos e 30% com fatores masculinos. Em 40% dos casos, ambos os fatores estão presentes.
Definições importantes:
Infertilidade Primária: Infertilidade sem ocorrência de gravidez anterior.
Infertilidade Secundária: Quando já houve gravidez anterior.
Esterilidade: Quando não existe mais chance de gravidez. Embora as palavras sejam empregadas como sinônimos, esterilidade é diferente de infertilidade, que se caracteriza pela redução da capacidade de conceber. A maioria dos casais que não tem filhos e enfrenta dificuldades para engravidar é infértil e não estéril.
Mas isso não significa tudo. Consulte seu médico para maiores informações.
Comments