top of page

O que é Infertilidade ?

O que é Infertilidade, afinal?

INFERTILIDADE NÃO É MERAMENTE UMA INCONVINIÊNCIA.

INFERTILIDADE NÃO É APENAS UM PROBLEMA DA MULHER.

INFERTILIDADE NÃO É INEVITÁVEL.

Infertilidade é um distúrbio ou condição do sistema reprodutivo masculino ou feminino que reduz a capacidade de ter filhos. Um casal é considerado infértil quando não consegue conceber num período de 12 a 18 meses, sem uso de métodos anticoncepcionais, mantendo relações sexuais freqüentes. Nos EUA, considera-se infértil o casal que não engravida após um ano de relacionamento sexual sem contraceptivos.

Vale ressaltar ainda, que se o casal já tem diagnosticado algum fator agravante da infertilidade, muitas vezes o ideal será não esperar todo esse período para procurar um especialista em Reprodução Humana.

As estatísticas mostram que 20% dos casais em idade fértil experimentam dificuldades para gerar filhos. Pelo menos metade desse contingente precisará recorrer a tratamentos com técnicas mais avançadas, como a fertilização in vitro.

A chance de um casal conceber por meios naturais, mantendo relações sexuais no dia fértil da mulher, é de 20% ao mês. Com a reprodução assistida, a taxa de nascimentos pode chegar a 50% por tentativa em mulheres de até 35 anos.

Ao contrário do que se acreditava no passado, infertilidade não é um problema exclusivo da mulher. Aproximadamente 30% das causas estão relacionadas com fatores femininos e 30% com fatores masculinos. Em 40% dos casos, ambos os fatores estão presentes.

Definições importantes:

Infertilidade Primária: Infertilidade sem ocorrência de gravidez anterior.

Infertilidade Secundária: Quando já houve gravidez anterior.

Esterilidade: Quando não existe mais chance de gravidez. Embora as palavras sejam empregadas como sinônimos, esterilidade é diferente de infertilidade, que se caracteriza pela redução da capacidade de conceber. A maioria dos casais que não tem filhos e enfrenta dificuldades para engravidar é infértil e não estéril.

Mas isso não significa tudo. Consulte seu médico para maiores informações.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page