top of page

Ovodoação

PROGRAMA DE DOAÇÃO COMPARTILHADA DE ÓVULOS

Algumas mulheres que perderam a função de seus ovários, ou que tem uma baixa qualidade de seus óvulos, só vão conseguir engravidar com a Fertilização In Vitro utilizando óvulos de uma doadora.

No entanto existe uma dificuldade de se obter de se obter doadoras, e por isso, ainda não existem bancos de óvulos, como já temos bancos de doadores de sêmen.

A alternativa é o compartilhamento de óvulos, procedimento recentemente acolhido pelo Conselho Federal de Medicina, e que passa a figurar como resolução publicada no Diário Oficial , do dia 09/05/2013.

Nesse processo, uma mulher com menos de 35 anos de idade e que necessita de Fertilização in Vitro para engravidar, concorda em ceder, de forma anônima, parte dos óvulos coletados para seu próprio tratamento.

A idade da mulher que doa é importante para haver óvulos suficientes para compartilhar, sem prejudicar seu próprio tratamento.

A doação compartilhada traz benefícios ao tratamento de dois casais simultaneamente: aquele cuja mulher não tem óvulos viáveis para conseguir a gravidez e o outro, cuja mulher pode doar, e tem, com essa doação, uma redução importante nos custos de seu tratamento, já que é um processo em que duas Fertilzações in Vitro são realizadas consecutivamente.

POSSO SER UMA DOADORA DE ÓVULOS ?

Para doar óvulos, você deve ter menos de 35 anos, histórico negativo de doenças genéticas transmissíveis e histórico negativo para doenças infecciosas sexualmente transmissíveis, como hepatite, sífilis, AIDS, etc...

e ter uma boa resposta aos medicamentos indutores de ovulação.

Ainda há necessidade de uma consulta médica para poder se cadastrar e receber a orientação pertinente.

Após cadastramento deve haver uma espera até aparecer receptora dos seus óvulos que tenha as suas características físicas. Só então será realizado o tratamento de FIV com vocês e com os receptores.

Neste tratamento uma parte dos óvulos recuperados seria fertilizada com espermatozóides do marido da doadora, os embriões formados por este formarão embriões a ser usados pelo casal doador. O restante dos óvulos seria fertilizado com espermatozóides do marido da receptora dos óvulos. Estes outros embriões será usado pelo casal receptor.

Atualmente realizamos aproximadamente cinco destes tratamentos por mês.

É indispensável trazer à consulta os seguintes exames (casal):

· Sorologia HIV

· HBsAg

· Anti-HBc

· Anti HCV

· Sorologia Sífilis (VDRL + FTA-ABs)

· HTLV I e II

· Clamídia Trachomatis IGG + IGM

· hemograma

· Tipagem ABO

· Tipagem Rh

A mulher doadora ainda deve trazer os exames abaixo:

· Ultra-som trans-vaginal recente (30 dias)

· Cariótipo (análise genética)

Poderia ser necessário repetir estes exames acima após seis meses do tratamento.

É indispensável fazer cadastro como doadores. Para isto precisa uma consulta médica, esta será cobrada.

DOAR ÓVULOS: UM ATO DE AMOR AO PRÓXIMO, COM A POSSIBILIDADE DE PRESERVAR SUA FERTILIDADE

Preservação da Fertilidade

Não é porque não está querendo ter um bebê agora, que você deva prejudicar suas chances de tê-lo no futuro. Comportamentos que você adota antes ( muito anos antes ) de querer ter um bebê, pode ter um impacto na sua capacidade futura de engravidar.

É fato biológico que existe uma diminuição da Fertilidade da mulher com o avançar da idade. Como, hoje em dia, muitas mulheres postergam a maternidade, pela profissão, estabilidade financeira, e outras situações, tem se criado uma expectativa não realista que a ciência médica possa desfazer os efeitos do envelhecimento. A falta da informação acerca do tema: idade da mulher versus chances de engravidar vem criando uma falsa expectativa.

Alguns fatores que podem contribuir para isso são:

A mulher de mais idade hoje, aparenta ser muito mais jovem. Todo mundo fala que você esta ótima para a sua idade

A tecnologia e a ciência são capazes de resolver todos os problemas da fertilidade, independente da idade da mulher.

Você acha que pode engravidar quando quiser, já que vem de uma família fértil e seus avós tiveram um filho após os 40 anos

Usou pílula por muitos anos e por isso acredita que sua reserva de óvulos continua muito grande.

Você teve um aborto há 2 anos quando tinha 40 anos. Por isso tem certeza que pode engravidar novamente quando quiser.

Você conhece várias pessoas que tiveram filhos após os 38 anos de idade. Então, eu também vou conseguir engravidar nessa idade.

Enfim, as coisas não funcionam bem assim. Cada mulher responderá de uma maneira diferente. Podemos encontrar mulheres que entraram na menopausa ( ausência de óvulos ) com 27 anos de idade, e mulheres com ótima resposta de produção de óvulos aos 43 anos de idade.

Homens e mulheres podem passar por problemas na vida que afetam sua saúde reprodutiva e que, muitas vezes, os impedem de usufruir destes direitos. Cabe a ciência tentar proporcionar a estas pessoas aquilo que o destino pode estar impedindo. Atualmente, a única maneira de preservar a Fertilidade da Mulher é com o Congelamento de óvulos.

Se você tem mais do que 30 anos e não tem perspectivas de um casamento em breve, preserve sua fertilidade, congelando seus óvulos”. Com isso, você poderá evitar dificuldades de engravidar no futuro.

Para você que está pensando em doar óvulos, como um ato de amor ao próximo, um sentimento de extrema generosidade, agora tem também a possibilidade de preservar sua fertilidade, congelando parte desses óvulos para você utilizá-los no futuro quando pensar em engravidar e encontrar dificuldades. Lembrando que doar óvulos não estará diminuindo sua reserva de óvulos, e sim apenas recuperando parte desses óvulos seria perdida naturalmente naquele ciclo.

* Veja como ocorre a diminuição da reserva de óvulos da mulher ao longo de sua vida:

- Quando nasce: cerca de 2 milhões de óvulos imaturos

- Na Puberdade ( primeira menstruação ): 400 mil óvulos

- Durante a vida reprodutiva da mulher: todo mês, perde aproximadamente 1000 óvulos para, ocorrer a ovulação de apenas 1 óvulo.

- Por volta dos 30 anos de idade: restam cerca de 70000 óvulos nos ovários.

- Aos 37 anos de idade: a mulher tem apenas cerca de 25000 óvulos.

Além disso, não é só a quantidade dos óvulos que diminui, a qualidade deles também. Até chegar ao fim da reserva ovariana, o fim da fertilidade e do sonho de ter um filho, dos seus próprios óvulos. Hoje, a expectativa de vida do ser humano é maior, com a evolução da Medicina e da Ciência, as pessoas vivem mais. A mulher moderna muitas vezes posterga a maternidade em busca de realização profissional, estabilidade econômica e independência, por isso, esse é o momento de pensarmos em aumentar a longevidade reprodutiva delas. O congelamento de óvulos é a única alternativa eficaz para isso.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page